segunda-feira, 25 de outubro de 2010


FINAL DE SEMANA DE FESTA PARA O TOPA DIREC 1B
Graças a Semifinal da Copa do Servidor

No domingo de pura animação a Sec, SSP, SEDES e SUDESB foram os semifinalistas da Copa do Servidor pela categoria sênior feminino. A última rodada da copa foi marcada por disputas acirradas e uma goleada:  o time da SEC cravou uma batalha dentro de campo contra a SUDESB, que não conseguiu controlar o seu placar de  1 x 0 na ASSALBA, onde se realizou a disputa, no domingo.
O jogo foi o primeiro da tarde, terminou empatado para desespero de ambos os times, motivando a prorrogação e a disputa de pênaltis. Após muita luta, garra e determinação dada pelas meninas da SEC, incluindo a Maiara Sacramento que ficou no banco no segundo tempo torcendo pelo time, o resultado foi favorável para nós.

A Final seguira com muita empolgação se depender delas!  Será realiza na ASSALBA, clube que cedeu todos os jogos da Copa do Servidor, as 08:00 da manhã de sexta - feira, dia 29/10/2010.
Traga a sua torcida e venha participar desta festa conosco!


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reunião de Avaliação e Planejamento do Programa TOPA em Salvador

Aconteceu nos dias 06 e 07 de outubro de 2010 em Salvador - Bahia - a reunião de Avaliação e Palnejamento do Programa TOPA; com os principais objetivos - avaliar, junto com os/as supervisores/as e Unidades Formadoras, as ações que foram desenvolvidas na 3ª Etapa. Orientar as ações da 4ª etapa do Programa TOPA.

- Avaliação das ações desenvolvidas na 3ª Etapa do Programa TOPA.

- Formação inicial e continuada dos alfabetizadores/as, coordenadores/as de turmas e tradutores/as intérpretes de LIBRAS.

- Programa Olhar Brasil.

- Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização.

- Orientações para a 4ª Etapa do Programa TOPA.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010


 ¨A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.¨

terça-feira, 5 de outubro de 2010



" Adoro a minha equipe de trabalho e agradeço de coração todo o carinho recebido. Como supervisor, dependo do trabalho dos meus Digitadores e se há um bom resultado, com toda certeza o crédito também é deles. Obrigado, mesmo! Beijos a todos!! "

O trabalho dos profissionais da educação em especial da supervisão educacional é traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que ponham a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.  Em entrevista com o Supervisor do Programa TOPA da DIREC 1B pertencente a Salvador, Diogo Gomes, Pedagogo, Formado no Iceia - Instituto Central de Educação Isaías Alves Geral, saberemos, de fato, os verdadeiros desafios dos profissionais na Educação.

BLOG TOPA DIREC 1B – O que é preciso a um supervisor da educação para desenvolver o seu trabalho mesmo com as dificuldades atuais da área?
Diogo Gomes: Para desenvolver o meu trabalho como supervisor, precisei ser um constante pesquisador, foi necessário antecipar conhecimentos pelos quais não tinha quais quer manuseio, li muito, não só sobre conteúdos sobre o Programa do TOPA, mas também livros e diferentes jornais e revistas.

B. T. DIREC 1B –  E Quais as tarefas hoje realizadas em seu trabalho com um Profissional da Supervisão Educacional do TOPA?

D. G: Entre as tarefas que excesso na Direc 1B, está em ajudar a elaborar e aplicar o projeto nas entidades, dar orientação em questões pedagógicas e principalmente, atuar na supervisão da formação dos alfabetizadores.
Eu tento fazer uma transposição da teoria para a prática escolar, refletindo sempre sobre o trabalho em sala de aula, estudando e usando as teorias para fundamentar o ¨ fazer e o pensar das pessoas que participam do programa ¨.


B. T. DIREC 1B - E qual perfil você exercer no topa, Diogo?
D. G:  Tento ser ao maximo um auxiliador e orientador realizando tarefas dinâmicas, acessível, eficiente, capaz, produtiva, apoiadora, inovadora, e cooperativa. E gosto de ser atencioso e atualizado, com conhecimento e amigo parceiros do TOPA.

B. T. DIREC 1B - A Supervisão Educacional passa então a ser uma ferramenta de atuação que tem como principio o fazer, o agir, o movimentar, o envolver-se, o modificar.  Para isto acontecer, Diogo o que foi necessário para firmar essa essência do querer moldar pessoas, no caso, os Digitadores que trabalha em sua equipe
?

D. G: Os Digitadores vieram para nós como folhas em brancos onde muitos deles irão fazer parte de nossas historias e por quer não dizer fazer a própria diferença em seus futuros. Como é possível observar, o trabalho é uma tarefa e um encargo coletivo no mundo de hoje, e essas pessoas que chegaram ate a nossa equipe, muitos não tinham experiência, mas capacitamos todos e o trabalho melhorou bastante. Exemplos disso, é ver hoje nossos digitadores contribuirem para melhor fluir o programa para a resolução de problemas e  desafios cotidianos.

B. T. DIREC 1B – E quais foram às dificuldades em realizar esta capacitação e quais os resultados que elas oferecem hoje ao Programa TOPA?

D. G: Apontando o nosso primeiro passo, foi o querer, passemos para outro, o mais difícil, o fazer. Nosso primeiro ponto foi mostrar a essa nova equipe que para se construir sociedades humanas é preciso interessar-se em pessoas, já que pessoas são mais importantes que coisas, precisávamos criar uma cultura do fazer, do preocupar-se,  em exercer o correto trabalho com este sistema que hoje se faz presente. A nossa diferença está em aceitar como os Digitadores vêm, mas não deixá-los sair da mesma forma que entraram. Foi preciso estar em um processo de entendimento e passemos a monitora o aprendizado deles fazendo com que compreendessem como podemos ser instrumentos de ajuste social no contexto que se apresenta na sociedade e em nosso trabalho. Isto só foi possível quando injetamos um espírito de equipe. Logo chegamos ao entendimento de que precisávamos realmente ser apaixonados por gente, amar as pessoas verdadeiramente, onde todos alfabetizadores, coordenadores, supervisores, gestor etc., precisava perceber essa mudança positiva.

B. T. DIREC 1B – Como diz a frase de vocês: Quando todos topam, a mudança acontece, foi notável o crescimento que o TOPA – DIREC 1B fez.  Mas qual foi o segredo para conseguir toda essa mudança positiva?

D. G: O segredo do sucesso esteve em ouvir os nossos parceiros do TOPA em suas dificuldades e necessidades, buscamos estabelecer entre os nossos parceiros do TOPA e educadores um canal de comunicação que vise dar a eles a condição de serem ouvidos. As entidades poderão ajudar muito neste sentido, desde que todos os envolvidos contribuíssem com sua parcela de ajuda comprometendo-se com o desenvolvimento social, educacional e familiar de todos os educandos.

B.T. DIREC 1B – Você nos explicou todos os desafios e as dificuldades internas para realizar essa mudança que o TOPA da Direc 1b passou. Mas em relação às dificuldades em realizar o real sentido do programa, o que foi feito e o que ainda será mudado?

D. G: Existiu muita negatividade em realização do nosso programa na Direc1b, em prática, como supervisor sempre nos encontramos com estas situações e foi possível  até vivenciar esta desesperança que às vezes se abateu sobre meu próprios ombro. Mas sem duvida, após construímos  bases sólidas de conhecimento, relacionamento e respeito pudemos mudar.
Coube a minha supervisão e a minha equipe apoio, em especial a Maiara, criar condições próprias para este grande projeto de vida ser verdadeiramente bem aplicado. Pudemos com certeza construir grandes valores no espaço da Direc criando uma onda de relacionamento com as entidades, comunidade, alfabetizadores, a SEC e envolve-los na problemática do sistema que  com isto atendeu os pressupostos básicos para a qual foi criada.

Produção: Suporte Tecnico Blog, Daniela Mota.