quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O EVENTO : CERTIFICAÇÃO DO TOPA !

Presidente Lula na formatura dos alunos do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Foto: ricardo Stuckert/PR


          É para Heloísas, Andrés e Franciscas – alunos formandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) – que vale a pena governar, que faz com a tarefa de ser presidente da República seja prazerosa e não difícil. Foi com emoção que o presidente Lula fez essa declaração, nesta sexta-feira (10/12), em Salvador, na cerimônia de formatura de 291.682 alunos do Topa. Na ocasião, estavam presentes mil alunos, representando os demais formandos da terceira etapa do programa.
          Para o presidente, o programa Topa, resultado de parceria entre o governo da Bahia e o governo federal, é uma referência nacional e provavelmente o melhor programa de alfabetização de adultos do Brasil e, quem sabe, do mundo. Ao ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula fez o pedido que, caso continue ministro de Estado no governo Dilma, “apesar de não saber se será”, que ele se dedique a uma viagem ao interior da Bahia para que o programa Topa possa ser replicado e para que prefeitos sejam sensibilizados. Sem o total comprometimento dos prefeitos, disse Lula, será impossível extinguir o analfabetismo.
“Os prefeitos precisam participar. A gente não consegue acabar com o analfabetismo sem eles. Não importa se é de partido de direita ou de esquerda. O ser humano, quando está motivado, é tocado por uma ideologia chamada paixão, chamada coração.”
Ouça abaixo a íntegra do discurso do presidente Lula.
http://www.imprensa.planalto.gov.br/media/audio/pr2219-2@.mp3

Lula participa da formatura de 291 mil alunos do TOPA


           Depois de assistir à assinatura da ordem de serviço para início das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus, o deputado federal e senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) acompanhou o presidente Lula e o governador Jaques Wagner na cerimônia de certificação de alunos alfabetizados na terceira etapa do programa de alfabetização TOPA, em Salvador.
         Nessa fase, o Topa alfabetizou 291 mil alunos, que foram representados na cerimônia por mil estudantes escolhidos nos 26 Territórios de Identidade do estado. Os números do Topa fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país: Nas três primeiras etapas, já alfabetizou 751 mil baianos e outros 185.260 estão em sala de aula.
         Premiação: criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, o programa atende jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade, como Dona Enedina, que, aos 100 anos, virou símbolo do programa. A meta do governo Wagner é de matricular 300 mil pessoas na próxima etapa. Durante a cerimônia de certificação ainda serão divulgados os nomes dos vencedores do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece experiências de educadores, prefeituras e instituições parceiras que se destacaram no Topa.