NOTICIAS

O EVENTO : CERTIFICAÇÃO DO TOPA !

Presidente Lula na formatura dos alunos do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Foto: ricardo Stuckert/PR


          É para Heloísas, Andrés e Franciscas – alunos formandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) – que vale a pena governar, que faz com a tarefa de ser presidente da República seja prazerosa e não difícil. Foi com emoção que o presidente Lula fez essa declaração, nesta sexta-feira (10/12), em Salvador, na cerimônia de formatura de 291.682 alunos do Topa. Na ocasião, estavam presentes mil alunos, representando os demais formandos da terceira etapa do programa.
          Para o presidente, o programa Topa, resultado de parceria entre o governo da Bahia e o governo federal, é uma referência nacional e provavelmente o melhor programa de alfabetização de adultos do Brasil e, quem sabe, do mundo. Ao ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula fez o pedido que, caso continue ministro de Estado no governo Dilma, “apesar de não saber se será”, que ele se dedique a uma viagem ao interior da Bahia para que o programa Topa possa ser replicado e para que prefeitos sejam sensibilizados. Sem o total comprometimento dos prefeitos, disse Lula, será impossível extinguir o analfabetismo.
“Os prefeitos precisam participar. A gente não consegue acabar com o analfabetismo sem eles. Não importa se é de partido de direita ou de esquerda. O ser humano, quando está motivado, é tocado por uma ideologia chamada paixão, chamada coração.”
Ouça abaixo a íntegra do discurso do presidente Lula.
http://www.imprensa.planalto.gov.br/media/audio/pr2219-2@.mp3



Governo pretende alfabetizar mais 1 milhão de baianos até 2014


             A quarta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) na Bahia, com início previsto para o mês de fevereiro de 2011, tem a meta de alfabetizar 300 mil pessoas com idades a partir de 15 anos. “Nos próximos quatro anos de Governo, mais 1 milhão de baianos devem estar alfabetizados”, prevê Francisca Elenir Alves, coordenadora estadual do Topa.
            O anúncio foi feito durante a Reunião de Avaliação e Planejamento do Programa Topa na Bahia nesta quinta-feira (7), no Hotel Vila Velha, em Salvador. O encontro mobilizou os supervisores do Topa de todas as regiões do Estado. A coordenadora do Topa na Bahia também explicou que a Secretaria da Educação do Estado aguarda as turmas de 2010 concluírem o curso para fazer um balanço e saber se a primeira meta do Programa na Bahia, que também é alfabetizar 1 milhão de pessoas, foi alcançada. Segundo ela, o resultado será conhecido em março de 2011. “O nosso desafio é erradicar o analfabetismo no Estado”, frisou. Elenir Alves lembrou, ainda, que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “E a contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do Programa que já está consolidado”, pondera . Sucesso - Supervisora do Topa na Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 2), Janaína Souza dos Santos, ressalta que o êxito do Topa está muito relacionado à sua proposta pedagógica que privilegia as especificidades dos estudantes. “É preciso entrar na realidade, na cultura deles. Só assim evitaremos a evasão. Por exemplo, os estudantes do campo precisam ter as épocas de plantio e de colheita respeitadas, senão eles abandonam os estudos nesses períodos”, lembra Janaína. A educadora se declara gratificada com trabalho nas turmas do Topa. “Muitos depoimentos eu até gravo, porque são marcantes demais. Meus alunos chegam contando que conseguiram ler o que estava escrito em uma placa e o nome do ônibus. Teve uma que chegou feliz porque já estava conseguindo ler a bíblia, que era o sonho dela. Essa é a nossa compensação”, conta Janaína. Sobre os números do Topa na Direc de Santo Antônio, ela é direta: “só fazem crecer.
            Em 2007 foram 2.154 estudantes alfabetizados, em 2009 esse número pulou para 10 mil”, diz. Alfabetizadores - Os alfabetizadores do Topa são formados por instituições de ensino superior, com as quais a Secretaria da Educação do Estado mantêm contratos para a prestação do serviço. São elas: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Fcauldade Social da Bahia (FSBA), a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), a Faculdade de Ciências Educacionais (Face) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein (Factae). Além de responderem pela formação dos alfabetizadores, essas instituições também são responsáveis pela formação dos coordenadores de turma, dos tradutores e dos interpretes de Libras. “A equipe das universidades acompanham todo o desenvolvimento do Programa e a aplicação do teste cognitivo, que é o nosso instrumento para avaliar a construção da base alfabética”, explica a coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves.
            O teste é aplicado em dois momentos: quando o estudante entra para o Programa e quando sai. Caso seja constatado que ele ainda não aprendeu, o Ministério da Educação (MEC) permite que se inicie o processo de alfabetização desse estudante mais uma vez.



Estão abertas as matrículas para a 4ª etapa do Topa


Já estão abertas as matrículas para a quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Os interessados devem se dirigir às secretarias municipais de Educação ou às Diretorias Regionais de Educação (Direc) para garantir a vaga. As aulas estão previstas para começar no dia 31 de janeiro de 2011. A meta da Secretaria da Educação é de matricular 300 mil pessoas na quarta etapa, que acontece no ciclo 2010/2011. Até o momento, o programa já alfabetizou 612 mil jovens, adultos ou idosos e tem outros 380 mil em sala de aula.
Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país. Presente em 407 municípios, por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical, o Topa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do programa que já está consolidado”, destaca a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves. Adesão – Só poderá realizaras matrículas do Topa, os municípios e entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderir ao programa; para isso, é necessário preencher e enviar o Termo de Adesão, até o dia 18 de novembro, disponível no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (www.educacao.ba.gov.br). Após o preenchimento do Termo de Adesão, é necessário imprimir duas vias e enviá-las por sedex, assinada pelo prefeito e secretário municipal de Educação, juntamente com a documentação exigida no Termo. A documentação deve ser enviada para o endereço: Secretaria da Educação do Estado da Bahia – 6ª avenida, nº 600, 4º andar, sala 402 - Coordenação do Programa Topa - Centro Administrativo da Bahia – CAB. Salvador/Bahia. CEP: 41746-300.).

 

TOPA capacita seus gestores para uma maior eficiência do sistema


             Conhecer melhor os sistemas operacionais do programa Todos pela Alfabetização (Topa), tirar dúvidas, discutir dificuldades e buscar soluções. É com este propósito que gestores municipais, supervisores e secretários municipais de educação estão reunidos, nesta sexta-feira (26), no I Encontro dos Gestores Municipais do Topa, que está sendo realizado na Escola Parque, na Caixa D´Água. A abertura contou ainda com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, e da coordenadora do Topa, Elenir Alves.
             A meta do Topa é alfabetizar 1 milhão de jovens, adultos e idosos baianos até o final deste ano. Para os gestores e supervisores, o encontro é uma ótima oportunidade para compreender melhor o sistema e saber como utilizá-lo de forma mais efetiva, no intuito de obter resultados ainda melhores no programa. “Os sistemas são a alma do programa. A partir do momento que os gestores souberem alimentar o sistema na ponta, as ações do programa vão melhorar”, avalia Elenir Alves.
            Como o programa já está consolidado no estado, os esforços agora são no sentido de qualificar as ações na ponta. Ou seja, os gestores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca de procedimentos necessários para substituição de alfabetizadores, ativação de turmas, entre outros aspectos fundamentais para o bom andamento do programa. “Se a turma é formada, mas não é ativada, o alfabetizador não recebe a bolsa”, explica a coordenadora do Topa.
           Direito - O Topa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. Os números alcançados com o programa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização do país e também referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).
          Para a gestora municipal do Topa no município de Mascote, Unifleides Ferreira do Nascimento, a capacitação vai ajudar a melhorar ainda mais o desempenho do programa no município. Segundo ela, dos 876 matriculados na primeira turma, 422 foram matriculados na Educação de Jovens e Adultos. “Em Mascote, o Topa conseguiu despertar o interesse daqueles que nunca tinha imaginado ir à escola. Este é um momento importante para tirar todas as dúvidas e passar as dificuldades que temos com o sistema”.
         Já o supervisor do Topa na Direc 1B, Diogo Sousa Gomes, que acabou de assumir a função, o encontro é uma excelente oportunidade para conhecer o sistema. “Para mim, que acabei de assumir a supervisão, será uma oportunidade única para saber como funcionam os sistemas e tirar dúvidas sobre o lançamento de turmas”. Mais do que tirar dúvidas, o secretário Osvaldo Barreto defende que toda ação administrativa e de gestão deve ser bem planejada.
        “Uma ação complexa como o Topa, que atende a mais de 400 mil pessoas em sala de aula, deve ser bem organizada. Este encontro é de grande importância no sentido de que os gestores municipais terão contato com o sistema de forma mais aprofundada, podendo tirar todas as dúvidas com relação a prestação de contas, monitoramento das turmas, entre outros aspectos”, informou.

Prêmio Cosme de Farias


O Prêmio Cosme de Farias foi instituído pelo Governo do Estado da Bahia para laurear a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que desenvolva atividades de alfabetização, escolarização e profissionalização de jovens, adultos e idosos, e tenha se destacado no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos “TOPA – Todos Pela Alfabetização”. O prêmio leva o nome de um baluarte das causas populares, sobretudo no combate ao analfabetismo.
Em 1892, com 14 anos, no início da República do Brasil, Cosme de Farias criou a Campanha do ABC, distribuindo milhares de cartilhas à população carente. Em 1915, com seu insuperável idealismo, criou a Liga Contra o Analfabetismo. Criou e manteve, durante mais de 60 anos, quase 200 escolas onde alfabetizava jovens e adultos.
Objetivos
I - Reconhecer e premiar ações de cunho social e pedagógico, desenvolvidas por pessoa física e/ou jurídica, em benefício da sociedade.
II - Estimular a sociedade a participar de atividades que desenvolvam a alfabetização, a escolarização e a profissionalização de jovens, adultos e idosos.
A segunda versão do Prêmio acontecerá em abril de 2010, mês comemorativo do aniversário de Cosme de Farias.